Falar sobre investimentos parece complexo e desafiador, mas quando os conceitos básicos são assimilados fica mais fácil traçar um planejamento financeiro de longo prazo que proporcione uma boa rentabilidade. Duas das categorias de investimento que mais se ouvem falar são as de renda fixa e renda variável. Você sabe a diferença entre elas?

A principal característica dos fundos de renda fixa é que eles possuem regras de remuneração (prazo, índice de referência, forma de cálculo) definidas no momento da aplicação. São classificados nessa categoria os fundos que tenham pelo menos 80% do patrimônio aplicado em ativos vinculados a títulos públicos federais, títulos privados, variação da taxa de juros, índices de preços ou demais produtos de menor risco.

Já os fundos de renda variável são o conjunto de ativos investidos em ações, fundos imobiliários, certificados de depósitos (ADRs e BDRs), câmbio e dividendos, entre outros. A rentabilidade desses produtos pode oscilar por diversos fatores, desde o cenário macroeconômico até resultados financeiros das empresas que possuem capital negociado na Bolsa de Valores. Por sofrer tantas interferências, essa modalidade é mais volátil e apresenta riscos maiores.

“Geralmente, o que define qual modalidade de investimentos seguir é o perfil de investidor de cada pessoa: conservador, moderado ou arrojado. O que não quer dizer que ela deva aplicar seus recursos em um único segmento. O ideal é montar uma carteira de investimentos diversificada, que contemple diferentes ativos para alcançar uma rentabilidade mais ampla e estável” afirma o Diretor de Investimentos da PrevNordeste, Cláudio Mello.

De acordo com o gestor, não é possível garantir que um determinado produto, seja ele de renda fixa ou renda variável, rentabilize mais do que o outro. Contudo, fundos de renda variável, em uma estratégia de aplicação no longo prazo, tendem a entregar melhores retornos se comparados aos de renda fixa.

“Embora exista essa percepção, é importante salientar que tudo dependerá do cenário macroeconômico, de diversos fatores dos mercados interno e externo, bem como do próprio planejamento financeiro de cada investidor”, completa o Diretor.

Investimentos da PrevNordeste

O primeiro investimento da Entidade em fundos de renda variável ocorreu em 24 de julho deste ano. Essa movimentação foi aprovada após um estudo de Fronteira Eficiente, que analisa a relação risco/retorno e elabora combinações de investimentos que visam extrair o melhor resultado consolidado.

É importante frisar que as aplicações da PrevNordeste neste segmento correspondem a um percentual que não compromete a totalidade dos recursos administrados pela Entidade. As estratégias são de longo prazo e seguem o fluxo decisório de investimentos. Para saber mais sobre as políticas de investimentos vigentes na Fundação, acesse o site www.prevnordeste.com.br/transparencia.

 

Sobre a PrevNordeste

A PrevNordeste é uma fundação pública de direito privado, sem fins lucrativos. Atualmente, a Entidade administra planos de previdência complementar dos servidores públicos dos Estados da Bahia, Sergipe e Piauí. Para mais informações, entre em contato através do site www.prevnordeste.com.br ou siga @prevnordesteoficial no Instagram e no Facebook.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart