Perguntas Frequentes

Se eu perder o vínculo com o Estado, quais são as alternativas para manter o meu plano de benefícios?

O primeiro passo é entrar em contato com a PrevNordeste e informar o seu desligamento, assim você receberá as informações quanto aos trâmites necessários para alterar sua categoria enquanto Participante.

Existem 4 alternativas para você manter seu plano de benefícios : o Autopatrocínio – seguir contribuindo para o plano com os valores da sua contribuição e do Patrocinador; a Portabilidade – transferir a reserva acumulada para outro plano de benefícios operado por entidade de previdência complementar;  o Resgate – solicitar o pagamento da reserva acumulada em única parcela  e o  Benefício Proporcional Diferido (BPD) – manter os recursos na PrevNordeste sem realizar mais contribuições e decidir no futuro se deseja resgatar, portar para outro plano de previdência ou manter sua reserva acumulada rentabilizada para a aposentadoria.  Consulte o Regulamento do seu Plano de Benefícios.

Pretendo me aposentar logo (menos de 10 anos). Vale a pena aderir?

Nunca é tarde para começar a poupar e investir no futuro. Ainda que deseje se aposentar em breve, é possível formar uma reserva financeira complementar, sem contar com a possibilidade de contratar cobertura de benefício de risco para os imprevistos como invalidez permanente ou morte e utilizar os valores de suas contribuições para dedução dos rendimentos tributáveis na declaração do imposto de renda.

O pagamento da cobertura básica de risco, contratado com a seguradora para o benefício de aposentadoria por invalidez ou morte, tem contrapartida do Patrocinador?

Sim, somente para os Participantes Patrocinados. Nos casos dos Participantes Facultativos, a contribuição para a cobertura básica de risco é facultativa e não existe contrapartida em nenhum valor descontado da contribuição mensal.

Posso realizar contribuições facultativas para minha conta individual do plano de benefícios?

Claro! Basta acessar a Área do Participante – Fazer Contribuição Facultativa e informar qual valor deseja depositar.

Quando posso solicitar portabilidade da minha reserva financeira?

Somente em caso de perda de vínculo com o Patrocinador, atendidas as carências estabelecidas no regulamento do seu plano de benefícios.

Existe prazo mínimo para alterar o meu percentual de contribuição?

Você pode alterar o seu percentual de contribuição uma vez por ano, no mês do seu aniversário. Também é possível alterá-lo em caso de redução de remuneração e dentro dos 90 (noventa) dias, a contar da data da adesão automática ao plano de benefícios.

Qual o limite de alíquota de contribuição?

Tanto as contribuições mensais quanto as contribuições facultativas são feitas no percentual que você desejar, mas é recomendado que este valor não comprometa o seu orçamento do mês. Para os Participantes Patrocinados, os Estados acompanham as contribuições do servidor até o limite estabelecido pela Lei que institui o Regime de Previdência Complementar.

Minha remuneração não ultrapassa o teto do RGPS (Regime Geral de Previdência Complementar), posso ser participante da PrevNordeste?

Com certeza! Você pode escolher percentual ou valor que deseja utilizar para formar sua reserva complementar. Não deixe de investir em seu futuro! Além de pensar no seu pós-carreira, a previdência complementar é uma excelente ferramenta para planejamento tributário com dedução das contribuições da base de cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF. Entre em contato conosco e peça seu formulário de adesão através do faleconosco@prevnordeste.com.br.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart