As novas Políticas de Investimentos dos planos de benefícios dos estados da Bahia e Sergipe, administrados pela PrevNordeste, foram submetidas à apreciação da Governança da Entidade durante a 52ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo (CD). A primeira parte do encontro, que aconteceu na segunda-feira (9),  teve como convidados os membros do Conselho Fiscal, da Diretoria Executiva, e o representante da Aditus Consultoria, Nathan Batista.

Na abertura da reunião, o presidente do Conselho Deliberativo, Rodrigo Pimentel, deu as boas-vindas a todos e passou a palavra ao Diretor Presidente da PrevNordeste, Jeremias Xavier de Moura. “A natureza do nosso trabalho enquanto fundação de previdência complementar exige que tenhamos o máximo cuidado com a gestão de riscos. A consultoria sobre mercado financeiro é fundamental para elaboração de Políticas consistentes e rentáveis”, afirmou o dirigente.

Reunião contou com a participação de diversos núcleos da Governança da PrevNordeste

Foto: Flora Rodriguez/PrevNordeste

 

Já no segundo momento, reservado ao CD, os documentos dos planos PrevBahia PB Civil e PrevNordeste-Sergipe foram aprovados e assinados pela Governança. As Políticas de Investimentos reúnem normas sobre como e onde os recursos de cada plano podem ser alocados, os percentuais que podem ser investidos em cada tipo de fundo, vedações, entre outras informações que nortearão as aplicações da PrevNordeste pelos próximos cinco anos.

A partir de janeiro, as novas Políticas estarão disponíveis para consulta no site da Entidade, no menu Transparência, e nas páginas dos planos da Bahia ou de Sergipe, dentro do menu Participante.

            Diversificação de investimentos

Embora a legislação permita que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) invistam em fundos de renda variável, a PrevNordeste vem praticando uma postura conservadora desde 2016, aplicando somente em renda fixa. No entanto, em outubro deste ano, o Conselho Deliberativo aprovou  o Estudo de Fronteira Eficiente, que autoriza a PrevNordeste investir aproximadamente 5% do patrimônio líquido da Entidade em fundos de renda variável.

“De modo geral, estes fundos apresentam maior rentabilidade, mas também têm uma exposição maior aos riscos de oscilações negativas. Com base na Política de Investimentos, buscaremos mitigar esses riscos da melhor maneira possível para garantir aos Participantes o maior retorno das aplicações. Contudo, ainda não entramos nesse mercado por não observarmos uma boa oportunidade no momento” comentou o Diretor de Investimentos, Cláudio Mello.

As Políticas de Investimentos 2020-2024 da PrevNordeste foram elaboradas em alinhamento à Resolução nº 4.661 do Conselho Monetário Nacional, que dispõe sobre as diretrizes de aplicação dos fundos garantidores da EFPCs, bem como às observações da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) acerca dessa Resolução.

            Sobre a PrevNordeste

A PrevNordeste é uma fundação pública de direito privado, sem fins lucrativos. A Entidade administra planos de benefícios de caráter previdenciário atualmente para os servidores públicos dos estados da Bahia, Sergipe e Piauí e está à disposição para esclarecer dúvidas através dos telefones (71) 3034-1605 | 3035-1605.

 

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart