Debater investimentos sustentáveis e a importância da participação das entidades fechadas nessas decisões foram os principais temas do seminário “Dever Fiduciário”, que contou com a presença da Diretoria Executiva da PrevNordeste. O evento, que aconteceu no dia 2 de maio, em São Paulo, foi organizado em conjunto pela Comissão Técnica de Governança e Riscos e pelo Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Previdência Complementar (Abrapp), além da Comissão de Ética do Sindapp, da qual o Diretor Presidente da Fundação é membro.

O encontro abordou a responsabilidade dos gestores de Previdência Complementar no cumprimento de uma gestão responsável e ética, comprometida com os interesses dos Participantes e com a transparência, como fatores determinantes para a sustentabilidade.

Na ocasião também foi lançado o e-book ‘Gestão Responsável – sob enfoque da Ética’, coletânea de artigos escritos por membros da Comissão de Ética do Sindapp com o propósito de provocar reflexões sobre o cotidiano dos profissionais da área de previdência no contexto da conduta ética. O livro inspirou a realização de um painel sobre como os dirigentes das Entidades de Previdência Complementar devem se posicionar em seus processos decisórios a fim de cumprir o seu dever fiduciário assumido que perdura para além do fim da sua gestão.

“Um gestor que tem ações pautadas em um bom posicionamento ético pode gerar valor imenso para a entidade em que atua. Para isso, acredito ser necessário a adoção de um processo educativo dentro de cada instituição, pautado pelo alinhamento entre princípios e atitudes onde a ética seja a diretriz principal de todas as ações. Mas tudo começa pelas ações individuais,” comentou Jeremias Xavier de Moura, Diretor Presidente da PrevNordeste.

Alinhada a esta tendência, a PrevNordeste criou em 2018 o Projeto Integridade, que tem como pilares o dever fiduciário e a transparência na gestão para a sustentabilidade da relação previdenciária. O Projeto busca fortalecer a governança e promover o exercício dos valores cultivados pela Entidade, tendo como principal instrumento o Código de Ética e Conduta, lançado em outubro de 2018.

“Esse seminário veio em um momento crucial, em que a discussão sobre a reforma da previdência mobiliza todos os segmentos econômicos do país, por conta da importância que o sistema de previdência complementar assume nesse cenário,” contextualizou Rômulo Cravo, diretor de Seguridade da PrevNordeste.

“Temos um papel fundamental na manutenção da poupança de longo prazo e no bem-estar e planejamento financeiro das famílias brasileiras. Nesse contexto, a discussão sobre a importância da ética, fidúcia e sustentabilidade na gestão das instituições desse setor é muito apropriada. A atuação sustentável e ética das entidades se configura como um pilar de sustentação do sistema previdenciário como um todo”, avaliou o dirigente.

No evento também foram lançados o Código de Autorregulação em Governança Corporativa, que tem como objetivo estabelecer parâmetros de boas práticas e aperfeiçoamento da governança corporativa de entidades como a PrevNordeste, e a Política de Sustentabilidade da Abrapp.

A PrevNordeste é uma fundação pública de direito privado, sem fins lucrativos. A Entidade administra planos de benefícios de caráter previdenciário atualmente para os servidores públicos dos estados da Bahia, Sergipe e Piauí e está à disposição para esclarecer dúvidas através do e-mail faleconosco@prevnordeste.com.br ou dos telefones (71) 3034-1605 | 3035-1605.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart