O quanto você está disposto a transformar sua vida? Essa foi a principal reflexão trazida no evento Planejamento Financeiro e você, organizado pela Fundação PrevNordeste e Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar), em apoio à 6ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF).

O encontro aconteceu na tarde da última segunda-feira (20), no Espaço Crescer – sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) – e abordou temas importantes como investimentos, longevidade, planejamento financeiro e qualidade de vida.

“Eu acredito que o planejamento financeiro transforma a vida das pessoas. O primeiro passo é colocar no papel o quanto gastamos e com o que. Pode doer ou assustar, mas é necessário para entendermos onde melhorar na gestão das nossas finanças e, em seguida, fazer as mudanças necessárias”, afirmou Henrique Souza, administrador e palestrante voluntário da Planejar.

Durante a apresentação, Henrique explicou os principais conceitos do mercado financeiro, como risco, rentabilidade e liquidez, frisando a importância de o público avaliar corretamente esses fatores na hora de investir. Além disso, ele detalhou as modalidades de investimento existentes hoje no Brasil: desde os produtos de renda fixa e as ofertas de investimento em renda variável até as vantagens e desvantagens de cada modalidade.

Em seguida, Thiago Sampaio, planejador financeiro da Associação, assumiu a palestra trazendo projeções sobre a expectativa de vida dos brasileiros, bem como reflexões sobre a importância de planejar a fase da aposentadoria e como nos relacionamos com o dinheiro hoje.

“A maior parte das pessoas fala do dinheiro como se fosse um fardo, mas ele é uma ferramenta para realizarmos nossos objetivos. Precisamos lidar com ele de forma consciente e estar atentos às armadilhas no mercado que podem prejudicar nossos sonhos” salientou.

Mudança de comportamento

A coordenadora de planejamento estratégico da Superintendência de Gestão e Inovação (SGI), Carina Costa, participou do evento e contou que mudar a relação com o dinheiro foi um divisor de águas na vida dela. Desde 2015, a servidora tem pesquisado sobre finanças e possibilidades de investimentos, tendo hoje aplicações no mercado.

“Como dito na palestra, o primeiro passo foi colocar no papel e entender minhas receitas e despesas. Percebi que possuía muitos gastos pequenos, mas que no fim do mês custavam cem, duzentos reais. Então pensei: por que não evitar tais gastos e remanejar esse dinheiro para algo que, no futuro, fará toda a diferença para mim?”, pontuou Carina, que atualmente está na transição de um perfil de investimentos moderado para um perfil agressivo, assumindo mais riscos em busca de uma rentabilidade maior.

O coordenador de projetos da SGI, Carlos Carneiro, também assistiu às apresentações e acredita que um dos motivos que impedem o brasileiro de conhecer e se aventurar no mercado financeiro é o conservadorismo. “Somos uma sociedade acomodada e não temos a consciência de que começar a poupar cedo é importante. Iniciativas como esse evento são importantes para reforçar essa necessidade”.

Otimista com os resultados do evento, o Diretor Presidente da Fundação, Jeremias Xavier de Moura, ressaltou: “Enquanto gestores de previdência, temos de colocar a educação financeira como prioridade porque é nossa responsabilidade contribuir para a formação de cidadãos focados no planejamento financeiro e previdenciário”.

A PrevNordeste é uma fundação pública de direito privado, sem fins lucrativos. A Entidade administra planos de benefícios de caráter previdenciário, atualmente, para os servidores públicos dos estados da Bahia, Sergipe e Piauí e está à disposição para esclarecer dúvidas através do e-mail faleconosco@prevnordeste.com.br ou dos telefones (71) 3034-1605 | 3035-1605.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart