Gestores de RH e administração do Estado participam de evento promovido pela PrevBahia e Icatu Seguros

Sensibilizar, estreitar relações e enfatizar a relevância do Regime de Previdência Complementar na vida dos servidores públicos. Foram esses os principais objetivos do Café com Gestores de Recursos Humanos e Administração, evento realizado no último dia 18 pela PrevBahia (Fundação de Previdência Complementar do Estado da Bahia), em parceria com a Icatu Seguros. Durante o encontro, que aconteceu no restaurante Barbacoa, os convidados assistiram a uma palestra institucional e participaram de um bate-papo com o Ex-Ministro da Fazenda e Meio Ambiente, Gustavo Krause.
A iniciativa teve como foco abranger as áreas de RH e Previdência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – cujas pastas convidadas tiveram 100% de representação. Também compareceram o Chefe de Gabinete da Secretaria da Administração (Saeb), Rodrigo Pimentel, o Diretor-Presidente da PrevBahia, Jeremias Xavier de Moura, e o Diretor de Seguridade da Fundação, Rômulo de Souza Cravo.
“Acredito que esse evento seja um marco para nos relacionarmos de forma mais próxima com os setores que atuam como porta de entrada para os novos servidores quetomaram posse a partir de 29 de julho de 2016, quando o Regime de Previdência Complementar passou a vigorar, e que são a principal fonte de informação para os servidores anteriores. Essas são áreas essenciais para que possamos atingir o nosso maior propósito: ajudar o servidor a construir, planejar e realizar sonhos”, afirmou Jeremias Xavier de Moura.
A abertura das apresentações ficou por conta de Dr. Rodrigo Pimentel, que pontuou: “Precisamos compreender que o Regime de Previdência Complementar é positivo para os servidores. A PrevBahia vem desempenhando um trabalho sério, responsável, e faz parte desse trabalho captar novos Participantes. Contamos com a ajuda de vocês nesse processo”.
Na sequência, o Diretor-Presidente da Entidade deu início à palestra institucional e ressaltou os valores vivenciados pela PrevBahia, apontando aspectos que precisam de grande atenção, tais como a ampla divulgação dos benefícios da previdência complementar – não só para o servidor, como para o Estado, uma vez que se trata de uma das soluções para melhor gestão das contas de previdência social – e o fomento à cultura de planejamento financeiro.
De acordo com Jeremias Xavier de Moura, “nos países mais desenvolvidos os recursos administrados pela previdência complementar superam 70% do PIB, enquanto que no Brasil este número gira em torno de 13% e alcança apenas cerca de quatro milhões de trabalhadores. É muito pouco e é nosso dever, em conjunto, aplicar os melhores esforços para ampliar essa participação”.
 
Reflexões
Abordando os conceitos dos principais pilares de uma nação – democracia, liberdade de mercado, igualdade social, ética pública e sustentabilidade ambiental –, o Ex-Ministro da Fazenda e Meio Ambiente, Gustavo Krause, deu início ao bate-papo. Krause comentou sobre aspectos históricos e atuais da política e economia do país, mantendo uma ponte com o contexto previdenciário.
“Pesquisas demográficas apontam que a população brasileira está envelhecendo mais e nascendo menos. Isso impacta diretamente em previdência. Acredito que o Regime de Previdência Complementar seja um instrumento poderoso, mas nossa população não possui cultura financeira e isso é um problema”, afirmou Krause.
Representando o setor de RH da Defensoria Pública do Estado (DPE), o coordenador técnico Rogério Luiz de Almeida comentou a importância do evento. “Foi uma oportunidade de enxergarmos novos pontos de vista e que vai nos ajudar no diálogo com os servidores”. O Diretor do Tesouro da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Arlindo Luiz de Santana Junior, também parabenizou a realização do encontro. “Iniciativas como essa devem ser estimuladas sempre”, disse.
A PrevBahia é uma fundação estatal de direito privado, sem fins lucrativos. A Entidade administra planos de benefícios de caráter previdenciário para os servidores públicos e está à disposição para esclarecer dúvidas e agendar palestras e atendimentos aos servidores através do e-mail faleconosco@prevbahia.ba.gov.br ou pelos telefones (71) 3034-1605 e (71) 3035-1605.

There are no comments

Deixe uma resposta

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart