Buscando auxiliar os Participantes a usufruírem ao máximo as vantagens da previdência complementar, a PrevNordeste lançou, no último dia 14, o Simulador de Benefício Fiscal. A ferramenta está disponível gratuitamente no site da Entidade e conta com um tutorial de uso para facilitar o preenchimento das informações necessárias.

“Muitos servidores não sabem que a previdência complementar é dedutível do Imposto de Renda. Por meio do simulador será possível projetar, dentro da realidade de cada pessoa, até quanto as contribuições realizadas para o seu plano de benefícios podem servir como abatimento do IR, e de que forma utilizar isso a favor do seu planejamento financeiro de longo prazo”, explica o Diretor de Seguridade da PrevNordeste, Rômulo Cravo.

O Simulador de Benefício Fiscal foi desenvolvido pela Entidade para ajudar os Participantes, bem como todos os servidores públicos, a visualizar quanto é possível conomizar em imposto com os aportes realizados à previdência complementar. Para atingir o máximo do benefício sem fazer grandes aportes mensalmente, as contribuições facultativas são uma ótima alternativa.

Contribuições facultativas são aquelas feitas pelo Participante ao plano de benefícios a qualquer tempo, em qualquer valor. Elas são livres de taxas e não contam com a contrapartida do Patrocinador. Além de colaborarem para o benefício fiscal, as contribuições facultativas ampliam a reserva financeira e consolidam, ainda mais, o caminho para um futuro confortável.

Para utilização do simulador vale ressaltar que existem alguns limites quanto às deduções da previdência complementar na declaração anual do Imposto de Renda. Os Participantes Patrocinados dos planos PrevBahia PB Civil ou PrevNordeste-Piauí podem deduzir as contribuições feitas para o plano em até 20,5% da sua renda anual tributável. Esse percentual corresponde a 12% da renda bruta anual em contribuições esporádicas que tenham sido realizadas até o último dia útil do mês de dezembro, somadas ao percentual da contribuição mensal deles à Entidade, que pode chegar a 8,5%.

Para os Participantes Patrocinados do Estado de Sergipe, o limite máximo dedutível é de 19,5%, seguindo a mesma lógica. O percentual é menor em relação à Bahia e ao Piauí porque a legislação sergipana limita a contrapartida do Estado a 7,5%.  Já os Participantes Facultativos de qualquer um dos planos administrados pela Entidade podem deduzir até 12% da renda anual tributável.

Vale também lembrar que só quem realiza a declaração do imposto de renda no modelo completo é que pode usufruir do benefício fiscal que a previdência complementar oferece.  Além disso, essas pessoas também devem desconsiderar o 13º salário nas simulações de Benefício Fiscal, pois esse benefício é uma renda de tributação exclusiva e definitiva na fonte.

Como realizar as contribuições facultativas?

As contribuições facultativas podem ser realizadas através de depósito identificado com o CPF do Participante. Ele também deve, se desejar, enviar o comprovante para o e-mail  seguridade@prevnordeste.com.br ao final da transação. Confira abaixo as informações necessárias:

 

 

Como utilizar o simulador

Ao acessar o simulador através da página Benefício Fiscal no site da Entidade, é possível clicar no botão “Tutorial”. Em um vídeo rápido e objetivo, o usuário terá instruções sobre como preencher os campos do simulador e onde encontrar os dados solicitados pela ferramenta.

“Ainda que o simulador seja bastante intuitivo, pensamos em como deixá-lo ainda mais simplificado para que o Participante consiga usá-lo de forma assertiva. Buscamos sempre valorizar a experiência do usuário em nossos produtos, a exemplo do simulador de Renda Futura, que é bastante acessado em nosso portal” comenta o Diretor Presidente da PrevNordeste, Jeremias Xavier de Moura.

 

Clique aqui e acesse o Simulador de Benefício Fiscal

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart