Processo Eleitoral 2020

Conselheiro Fiscal e Suplente

O Processo Eleitoral 2020 da PrevNordeste tem como objetivo preencher uma vaga em vacância no Conselho Fiscal para Conselheiro Titular e e Suplente, compondo o quadro que representa os Participantes da Entidade. A vaga em questão terá um mandato de 02 (dois) anos, em complementação ao mandato original de 04 (quatro) anos, uma vez que esta vaga não foi suprida pelas Eleições 2018.

O Conselho Fiscal é o órgão responsável pela fiscalização da gestão administrativa e econômica-financeira da Fundação. Entre as principais atribuições do colegiado estão a examinação de balancetes mensais, verificação de aderência das atividades da PrevNordeste às Políticas de Investimentos dos planos de benefícios e a fiscalização de cumprimento das legislações em vigor.

A descrição completa das atividades exercidas pelo Conselho Fiscal, bem como detalhes sobre composição do grupo, mandatos e vedações podem ser consultados no Estatuto Social da PrevNordeste. Demais informações sobre o processo eleitoral para esta vaga podem ser conferidos no Edital de Convocação de Eleição e no Regulamento Eleitoral da Fundação.

Para acompanhar tudo o que acontece no Processo Eleitoral, acesse a nossa página de Notícias!

Candidatos

Chapa 1

Márcia Cristina Telles de Araújo Lima – Titular
Daniella Teixeira Fernandes de Araújo – Suplente

Diplomada em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia. Ingressou no serviço público em 2006, através do concurso para a função de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, tendo sido colocada à disposição para trabalhar no órgão ambiental do Estado da Bahia. Desde então, se especializou na carreira pública em Aperfeiçoamento de Gestão, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e MBA em Gestão Pública. Desde 2008, assumiu diversos cargos de coordenação e diretoria técnica. Atualmente, exerce suas funções diretora geral, sendo responsável por dirigir, coordenar, supervisionar, avaliar e controlar as diversas atividades, tanto na área técnica, quanto nas áreas administrativas e financeiras. Desenvolve uma gestão com foco na implementação de ferramentas que possibilitam maior celeridade, objetividade e eficiência nos procedimentos para análise de processos, a fim de aumentar a qualidade no atendimento das demandas da sociedade.

Administradora, formada pela Faculdade de Administração Rui Barbosa. Entrou no setor público em 2006 através de concurso. Trabalhou diretamente com a elaboração e acompanhamento do PPA – Plano Plurianual participativo do Governo do Estado da Bahia. Assumiu a Diretoria Administrativa e Financeira do órgão ambiental do Estado em 2008, se especializou em Aperfeiçoamento em Gestão e Avaliação de Políticas Públicas, cursou MBA em Finanças Corporativas e Gestão Pública. Desenvolve suas atividades de direção nas áreas financeira, orçamentária, contábil, recursos humanos e de tecnologia da informação. Acompanha e monitora, ainda, as atividades desenvolvidas na Unidades descentralizadas do interior do Estado. Desde 2016 integra o Conselho Previdenciário do Estado da Bahia, onde exerce suas funções de Conselheira Titular.

I. Elaborar calendário anual de reuniões do Conselho;

II. Examinar mensalmente as atas das reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva;

III. Analisar mensalmente os balancetes ou demonstrativos contábeis do período, comparando-os com o mês anterior e/ou mesmo período do ano anterior;

IV. Analisar e emitir parecer sobre as demonstrações contábeis, atuariais, financeiras e de benefícios de cada exercício;

V. Elaborar plano de auditoria interna a acompanhar sua execução;

VI. Requisitar, eventualmente, a contratação de empresas de auditoria contábil, atuarial ou financeira para realizar trabalhos específicos;

VII. Analisar pareceres e relatórios emitidos por auditorias independentes;

VIII. Examinar os procedimentos de compras, licitações e contratos, com atenção aos procedimentos com dispensa de licitação e contratos emergenciais, quando aplicável;

IX. Examinar se a remuneração e vantagens da Diretoria Executiva atendem às formalidades legais;

X.  Informar-se sobre eventos de exercícios passados e subsequentes que impactem ou tenham potencial impacto sobre a situação patrimonial, econômica e financeira e sobre os resultados atuais e futuros;

XI. Informar-se sobre processos – trabalhistas, cíveis e tributários – contra a Fundação (inclusive serviços terceirizados), os riscos e as provisões realizadas e a realizar;

XII. Acompanhar e esclarecer eventuais autuações e penalidades recebidas pela Fundação, bem como medidas implantadas para evitar sua repetição;

XIII. Acompanhar a pontualidade da Fundação no cumprimento de suas obrigações, incluindo contratos de longo prazo e compromissos financeiros;

XIV. Avaliar a necessidade de alteração do Estatuto;

Clique aqui para assistir ao vídeo da Chapa 1.

Chapa 2

João Eduardo de Souza Leal – Titular
Ricardo Machado de Oliveira – Suplente

Formado em Ciências Econômicas (UFBA, 1996). Possui especialização em Gestão do Desenvolvimento Territorial (UFBA,2019). Servidor público desde 2002, ocupante do cargo permanente de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Atuou na Secretaria da Administração – SAEB (5 anos), Superintendência de Desportos do Estado da Bahia – SUDESB (4 anos), Secretaria de Infraestrutura – SEINFRA (2 anos), e na Prefeitura Municipal de Salvador (2 anos), retornando à SEINFRA, onde se encontra atualmente em exercício.

No serviço público estadual, foi coordenador de Monitoramento e Avaliação da SAEB para o Programa Nacional de Modernização da Gestão e Planejamento (PNAGE), atuando no controle dos resultados do programa e na aplicação dos recursos e fontes orçamentárias. Na SUDESB atuou como assessor técnico da autarquia, auxiliando na formulação e implementação do plano estratégico da instituição, no acompanhamento de ações e convênios com municípios e entidades da sociedade civil e como membro de comissões de sindicância e processos administrativos disciplinares na defesa dos interesses do órgão. Na SEINFRA, contribuiu para a elaboração e acompanhamento de estudos de mobilidade multimodal e no assessoramento à sua unidade administrativa no que tange ao acompanhamento orçamentário. Cedido à Prefeitura de Salvador, atuou como coordenador de Acompanhamento e Resultados da Casa Civil, atuando desde o início na formulação e implementação do Plano Estratégico Municipal e, posteriormente, no monitoramento dos seus resultados e na sua revisão.

Retornou à SEINFRA em 2015, onde, desde então, atua como coordenador da Unidade Técnica do 2º Programa Estadual de Restauração e Manutenção de Rodovias-PREMAR 2, unidade vinculada à Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT), na qual monitora e assessora as suas unidades e da Superintendência de Logística e Intermodalismo (SUPLOG) na implementação de ações financiadas com recursos do Banco Mundial (BIRD), num montante de R$ 200 milhões.

Formado em Ciências Contábeis (Fundação Visconde de Cairu, 2003). Especialização em Administração Financeira Governamental (UFBA, 2011). Servidor Público desde 2002, ocupante do cargo permanente de Técnico em Fiscalização (ADAB) e, posteriormente, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (SAEB). Diretoria Administrativa e Financeira (ADAB – 4 anos), Diretoria de Finanças e Orçamentos (SAEB – 1 ano), Superintendência de Recursos Logísticos (2 anos), Superintendência de Gestão e Inovação (4 anos), Secretaria de Segurança Pública – SSP onde se encontra atualmente em exercício.

No serviço público estadual, foi Assessor Técnico na Diretoria Administrativa e Financeira da ADAB, com atuação na área orçamentária e financeira junto aos órgãos sistêmicos do Estado. Na SAEB, atuou na assessoria das diretorias de Finanças e de Orçamento, na gerência dos projetos de compras sustentáveis e convênio ENAP, na assessoria da Superintendência de Recursos Logísticos e na Coordenação da rede de Consultores Internos da Bahia, atuando na implantação e gerenciamento da primeira turma.

Já na SSP, atua como coordenador de Gestão Organizacional e TIC da Assessoria de Planejamento e Gestão, tendo como atribuição promover e coordenar as ações de modernização atinentes à implementação de modelos institucionais, métodos, técnicas e instrumentos de gestão que visem ao aprimoramento das competências gerenciais e do desempenho organizacional e à melhoria continuada dos resultados da Secretaria, em estreita articulação com as demais unidades.

Atuar de forma ativa, pautado por critérios técnicos, contribuindo para a boa governança e transparência.

Ser responsável pela fiscalização da gestão administrativa e econômica-financeira da Fundação.

Trabalhar no exame de balancetes mensais, verificação de aderência das atividades da PrevNordeste às Políticas de Investimentos dos planos de benefícios e a fiscalização de cumprimento das legislações em vigor.

Contribuir na ampliação da base de sustentação, garantindo a sustentabilidade e perenidade da Instituição.

A gravação do vídeo foi facultada às Chapas. Até o momento, a Chapa 2 optou pelo não envio do material. O link poderá ser encaminhado à Comissão Eleitoral até o dia 28/02.

Edital de Convocação

Informações sobre a vaga, relação dos documentos necessários para inscrição da chapa, requisitos para candidatura, data da votação e mais.

Regulamento Eleitoral

Diretrizes para condução do processo eleitoral, descrição das atividades da comissão responsável, disposições gerais e transitórias e mais.

Cronograma Eleitoral

Datas e prazos para inscrições, homologações, campanha eleitoral, votação e divulgação do resultado. Acompanhe!

Documentos complementares

Modelo de Requerimento de Inscrição de Chapa

Todas as chapas candidatas deverão preencher este documento

Modelo do Termo de Responsabilidade

Cada candidato ao pleito deverá preencher e autenticar este documento

Lista Final de Chapas Homologadas

Confira a formação das chapas homologadas para o processo eleitoral 2020

Dúvidas? Contate a Comissão Eleitoral

eleicoes2020@prevnordeste.com.br

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart